Pelas principais arenas do mundo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

As arenas americanas e brasileiras têm revelado grandes nomes de um dos esportes que mais cresce em todo o mundo: a montaria em touro. O Built Ford Tough Series, principal torneio dos EUA, e o Brahma Super Bull PBR, maior campeonato no Brasil, movimentam premiações milionárias em diversas cidades durante a temporada 2012.

O badalado campeonato Built Ford Tough World Finals vai entregar o prêmio de 1 milhão de dólares ao melhor competidor de montarias. Ao todo, são mais de 2,2 milhões de dólares distribuídos em toda a temporada. O evento consiste em seis rounds. Nos cinco primeiros, todos os competidores entre os 40 melhores participam. Todas as notas são combinadas nos últimos confrontos, deixando os 15 primeiros colocados para a última rodada. Ao final, o competidor com a maior somatória de pontos fica com o título e a premiação milionária.

Entre os dez melhores competidores na disputa atualmente, seis são brasileiros. Valdiron de Oliveira é o líder da competição e classificado com um dos favoritos ao título, ao lado de Silvano Alves, terceiro no ranking e um dos atletas mais bem remunerado do mundo — inclusive, em 2011 ele faturou o mundial.  A final ocorre entre os dias 24 e 28 de outubro de 2012 em Las Vegas.

O Brahma Super Bull PBR reúne os 40 melhores competidores na disputa pelo título de melhor do Brasil e pela premiação milionária. Além dos prêmios, os melhores colocados no ranking podem ter a oportunidade de competir nas arenas dos Estados Unidos. O campeonato também vai premiar os melhores touros por meio de um ranking, uma das novidades deste ano.

O torneio teve início no dia 13 de abril em Londrina, no Paraná. Até a grande final, marcada para o dia 25 de novembro em Americana, 400 competidores vão brigar pelos melhores lugares em mais de 50 etapas. Os atletas também disputam o título do “Iron Cowboy”, etapa com maior índice de pontuação e premiação.

Para essa temporada, a expectativa é a venda de 13 milhões de ingressos e distribuição de uma premiação de no mínimo R$ 8,4 milhões para os peões. Só em 2011 foram organizadas 36 etapas da competição, reunindo 5,4 milhões de pessoas — praticamente mesmo número de público nos estádios durante a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol, que reuniu 5,7 milhões de espectadores em 380 partidas.

“Estou contente com a organização e a estrutura que o esporte tem recebido no Brasil. O país é incrível como o brasileiro é apaixonado pela montaria em touro. O público sempre escolhe quais competidores e animais-atletas gosta e torce por eles, fazendo um espetáculo a parte. Tudo isso engrandece a modalidade e permite disputas emocionantes”, diz Dave Cordovano, chefe de eventos globais da PBR, durante visita ao país.

Por Jorge Cardoso

Fonte: PBRNow.com.br

Foto: André Silva

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.