Guaxupé recebe principal campeonato de montarias do país

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Pela segunda vez, Brahma Super Bull PBR chega à cidade com os 40 melhores competidores e os touros mais duros

A cidade mineira de Guaxupé recebe os melhores competidores de montaria e os touros mais duros do país para a etapa do Brahma Super Bull PBR, maior torneio da categoria, entre os dias 12 e 15 de julho. Serão mais de 70 mil reais em prêmios e, os mais bem colocados no ranking nacional, vão lutar por uma vaga na grande final mundial em Las Vegas, EUA.

“Este campeonato nacional está ainda melhor que o ano passado. Temos atletas muito bem preparados e que estão na luta pelo título desta temporada. Os touros também evoluíram bastante, foram bem treinados e vão dar muito trabalho ainda”, diz Edevaldo Ferreira, campeão brasileiro de 2011 e um dos líderes do ranking deste ano, que também estará na arena de Guaxupé.

Entre os competidores, a presença de Silvano Alves, campeão mundial de 2011, é presença garantida. O atleta, que também disputa o Built Ford Touch Series, nos Estados Unidos, será um dos principais nomes em Guaxupé. Atualmente, ele é o segundo melhor colocado do ranking nacional, atrás apenas de Edevaldo. Outros importantes competidores como Magno Alves, Elton Cide, Francis Dezembro e Edmílson Gonçalves entram na disputa pelo título.

Para a organização do evento, a etapa do Brahma Super Bull PBR, realizada pela segunda vez na cidade, traz ainda mais profissionalismo à festa e movimenta o esporte na região. “É muito importante receber uma campeonato tão grande como esse. A ExpoAgro Guaxupé está evoluindo e crescendo todos os anos e, ter um torneio como esse, é garantia de que estamos sempre no caminho certo”.

Já o presidente da PBR (Professional Bull Riders) Brasil, Flávio Junqueira, a ExpoAgro Guaxupé é considerada hoje uma das mais importantes etapas da temporada 2012. “A organização do evento é muito bem feita e planejada. Levar um esporte tão importante como a montaria em touro para esta cidade é certeza de realizar uma das melhores etapas do campeonato. Será um grande evento, com certeza”, diz.

Touros

Entre os animais-atletas, a novidade para este ano é o ranking de pontos. Durante as competições da PBR, os touros são avaliados na disputa e recebem pontos de zero a 50. A partir de agora, os dez melhores colocados nas etapas recebem pontos extras de 100 a 10 somados à avaliação anterior, formando-se então o ranking brasileiro. Os demais colocados, abaixo da 11ª posição, pontuam apenas com as notas que receberam. Os atletas de peso que participarão da etapa de Guaxupé serão definidos uma semana antes do início do torneio.

No ano passado, o vencedor foi o touro Britânico (Cia. Paulo Emílio), que fez 93 pontos — 47 foram marcados na primeira montaria e 46 na grande final, em Cajamar. Outros destaques durante o maior campeonato de montaria em touros do país foram os animais Agressivo (2º colocado) e Insano (3º lugar) — ambos da Cia. Paulo Emílio. Em quarto lugar, com 90,50 pontos, ficou o touro Dalit (Cia. Scatolin) e na quinta colocação o touro Pesadelo (Cia. 3B), com 89,75 pontos.

Bons tratos

Em cada disputa entre touros e competidores há uma rígida vistoria pelos profissionais da PBR. Veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos. Ao mesmo tempo, os competidores também são avaliados dentro dos critérios para que não haja qualquer sinal de que um acessório possa ferir o touro, e até mesmo, prejudicar sua saúde.

O campeonato

O Brahma Super Bull PBR reúne os 40 melhores competidores na disputa pelo título de melhor do Brasil e pela premiação milionária. Além dos prêmios, os mais bem colocados no ranking podem ter a oportunidade de competir nas arenas dos Estados Unidos. O campeonato também vai premiar os melhores touros por meio de um ranking, uma das novidades para este ano. O torneio teve início no dia 13 de abril em Londrina, no Paraná. Até a grande final, marcada para o dia 25 de novembro em Americana, 400 competidores vão brigar pelos melhores lugares em mais de 50 etapas. Os atletas também disputam o título do “Iron Cowboy”, etapa com maior índice de pontuação e premiação.

Para essa temporada, a expectativa é a venda de 13 milhões de ingressos e distribuição de uma premiação de no mínimo R$ 8,4 milhões para os peões. Só em 2011 foram organizadas 36 etapas da competição, reunindo 5,4 milhões de pessoas — praticamente mesmo número de público nos estádios durante a realização do Campeonato Brasileiro de Futebol, que reuniu 5,7 milhões de espectadores em 380 partidas.

Por Jorge Cardoso

Fonte: PBRNow.com.br

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.