Festa de Barretos anuncia programação esportiva

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Com uma premiação de aproximadamente R$ 1 milhão, a Festa do Peão de Barretos terá 11 dias de disputas esportivas na arena do Parque do Peão, de 15 a 25 de agosto. Contando com as montarias em touros, haverá competição em sete modalidades ao longo do evento.

A grande estrela da festa, o 27º Barretos International Rodeo, reunirá competidores brasileiros e de países como Estados Unidos, Austrália, México e Canadá. As disputas acontecem de 22 a 25 de agosto. O campeão da modalidade touros será premiado com uma caminhonete RAM 2500 avaliada em R$ 264 mil. Junto com o rodeio internacional, acontece também a final da Confederação Nacional de Rodeio (CNAR), envolvendo competidores ranqueados e de principais campeonatos chancelados pela entidade.

“Além de uma premiação de destaque, Barretos mais uma vez terá os principais competidores do país e importantes nomes do rodeio mundial, reforçando esse intercâmbio que tem sido muito importante para o esporte nacional”, explica Marcos Abud, diretor de rodeio da Festa.

Já no primeiro final de semana, de 15 a 18 de agosto, acontece o Rodeio Interestadual com montarias em touros. Equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Acre e Tocantins se enfrentarão. Cada grupo será formado por 5 profissionais com pontuação conjunta. A equipe campeã e o profissional com maior nota somada no torneio se classificam para o Barretos International Rodeo.

Também de 15 a 18 de agosto acontecerá a disputa The American Run, com a participação de 15 competidores em busca de vagas para a semifinal do The American, o rodeio norte-americano com premiação milionária.

A etapa final da Liga Nacional de Rodeio (montarias em touros) acontecerá de 19 a 21 com a grande final no dia 24, sábado, quando será conhecido o campeão.

40 anos de rodeio em touros

Neste ano, comemora-se 40 anos da chegada do rodeio em touros ao Brasil. A primeira disputa da modalidade aconteceu na Festa do Peão de Barretos em 1979. “São 40 anos de uma história que Barretos é protagonista. Por isso, também fazemos questão de ressaltar a importância desta modalidade. Que chegou mais tarde, mas que começou a ganhar destaque. Hoje exportamos talentos para o mundo”, explica Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes.

Em comemoração, a Festa do Peão de Barretos anunciou a criação do título Gigante da Arena, nomeando Tião Procópio como representante e símbolo das disputas esportivas do evento. O ex-competidor e atual juiz de rodeio foi um dos precursores das montarias em touros no país, sendo campeão em Barretos em 1980. “Receber esse título hoje é uma emoção inexplicável, minha vida foi toda dedicada ao rodeio e ser o representante de Barretos é uma honra”, declarou Tião Procópio emocionado.

“É uma forma de homenagearmos um atleta que fez história no esporte tendo ele como símbolo das competições da Festa do Peão de Barretos”, afirma Marcos Abud.

Outra novidade, anunciada pelo presidente Ricardo Rocha foi a construção da “Casa dos Gigantes”, uma nova estrutura, que será dedicada ao aquecimento e preparo dos competidores antes das provas.

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.