Curral de elite reúne melhores touros do Brasil na Final da Ekip Rozeta

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

TAQUARITUBA, São Paulo – A temporada 2017 da Ekip Rozeta se encerra neste fim de semana, durante a FACITA em Taquarituba-SP, onde além do título de campeão nacional, também serão conhecidos os campeões do Curral de Elite na categorias Melhor Touro, Melhor Boiada e Touro Revelação. O evento que acontece de 10 a 14 de novembro irá receber os principais animais do Brasil em uma disputa que promete entrar para história.

Foram 61 etapas ao longo desta temporada, que contaram com a participação de mais de 100 boiadas de diversos estados brasileiros. Ao todo, cerca de 1500 touros diferentes competiram no campeonato deste ano, garantindo a excelência na qualidade.

“O Curral de Elite une as principais boiadas do Brasil com as melhores boiadas das regiões onde realizamos as etapas e o resultado tem sido cada vez mais satisfatório,” declarou o presidente da Ekip Rozeta, Enrique Moraes.

E assim como na competição entre os competidores, nos títulos do Curral de Elite não tem nada definido ainda. O equilíbrio na temporada foi total entre os tropeiros, sendo que 26 companhias diferentes conquistaram fivelas de Melhor Boiada. Já entre os touros, o equilíbrio foi maior ainda, com 59 touros diferentes ganhando etapas, sendo que nenhum deles conquistou mais do que duas fivelas.

Com os bônus que serão distribuídos na final, todos os touros que estão entre os 30 melhores do ranking ainda mantém chances matemáticas de conquistar a fivela mais almejada do ano. Líder do ranking, o touro Comissário (Paulo Emílio) venceu as etapas de Itajobi-SP e Ipaussu-SP este ano, além de pontuar entre os três melhores em diversas outras etapas. Isto lhe da uma pequena vantagem sobre os demais concorrentes, mas que não o livra de ter que pular acima da média para garantir a fivela de Touro do Ano.

O líder é seguido de perto por Marrento (Marcelo Castro) e Nortão (Tércio Miranda), respectivamente com uma e duas vitórias na temporada. Mega-Sena (Shalon), Rei da Safra (Tércio Miranda), Garimpo (Tércio Miranda), Despacho (Shalon), Actron (3B), Doce Amargo (Tércio Miranda), Sistema (Tércio Miranda) e Mexicano (Paulo Emílio) completam a lista dos mais bem pontuados em busca do título. Lembrando que destes, Marrento, Mega-Sena e Doce Amargo também concorrem a Touro Revelação do Ano.

Entre as boiadas a disputa praticamente se define entre a Cia. Paulo Emílio de São José do Rio Preto-SP e a Cia. Tércio Miranda, de Ponta Grossa-PR. Líder do ranking, o plantel de Paulo Emílio venceu sete etapas nesta temporada e devido a regularidade nas demais etapas, mantém uma vantagem mínima sobre o plantel de Tércio Miranda, que conquistou 11 vitórias. As Cias. Califórnia e Marcondes Maia, ambas com cinco vitórias cada e Marcelo Castro, com quatro vitórias, completam as cinco primeiras posições do ranking, respectivamente.

Além das fivelas principais, também serão definidos na final os títulos de Touro e Boiada Revelação, que são disputados entre os touros e boiadas que participaram pela primeira do

campeonato nesta temporada. Nestes dois títulos, o diferencial é que todos os concorrentes que estarão presentes na final, entram com a pontuação zerada e irá conquistar a fivela aquele que entre eles tiver o melhor desempenho no evento decisivo, tornando assim a competição ainda mais emocionante e imprevisível.

Marrento, Mega-Sena e Doce Amargo, estrearam este ano no Curral de Elite e são fortes candidatos também ao título de Touro do Ano, como já foi citado acima. Entre os favoritos para o título de Touro revelação também estão Rio Pretão, Pai da Mata e Renegado (Marcondes Maia), Semelhante e Briga de Galo (Tércio Miranda), Gorilla (Califórnia) e Inquérito (Paulo Emílio), todos com pelo menos uma vitória em 2017.

Também com a pontuação zerada nesta final, a disputa de Boiada Revelação deve ser muito acirrada. Com três vitórias este ano, a Cia. Teodoro, de Prata-MG está entre as 10 melhores do ranking geral e foi um dos destaques do ano. Sua principal concorrente é a Cia. Tesouro, de Santa Helena-GO, que conquistou uma vitória neste campeonato. De acordo com o regulamento do Curral de Elite, tanto na disputa entre os touros, quanto na disputa entre as boiadas, se houver empate em pontos, o primeiro critério para desempate é o número de vitórias na temporada.

O evento será transmitido todas as noites ao vivo pelas redes sociais da Ekip Rozeta.

Quer ficar por dentro das novidades do mundo das montarias em touros? Curta já nossa página no Facebook clicando no botão abaixo.

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.