Heróis e Lendas: Little Yellow Jacket

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Little Yellow Jacket sabia quando as luzes estavam acessas e quando as câmeras estavam ligadas.

Único animal da PBR que ganhou três títulos de Melhor Touro do Mundo, Little Yellow Jacket, tinha 816 quilos e coloração vermelho acastanhado, era um concorrente do horário nobre, que percebeu que era especial.

Da noite em que ele estreou na Professional Bull Riders, em 1999, em Billings, no estado de Montana, até a tarde, em que se aposentou, na Final Mundial de 2005, em Las Vegas, Little Yellow Jacket ou ajudaria um peão a ganhar uma excelente nota acima dos 90 pontos ou o despacharia ao chão.

E então, depois de cada performance impressionante, era como se ele procurasse seu proprietário. “Ele me procurava, e vinha direito a mim, e olhava para cima, e eu na verdade dizia: ‘Bom trabalho’ então ele se virava e saia da arena”, disse Joe Berger, que há muito tempo é um tropeiro no estado de Dakota do Norte, que criou e tinha co-propriedade de Little Yellow Jacket durante sua extraordinária carreira de sete anos. “É por isso que eu digo que ele era quase humanóide”.

Little Yellow Jacket morreu no dia 19 de Setembro, em Graham, na Carolina do Norte, aos 15 anos de idade. No entanto, sua lenda continua viva. Little Yellow Jacket se tornará o primeiro touro a receber o prêmio “Brand of Honor”, que será apresentado a cada ano para um touro com um desempenho exemplar. Ele vai ser homenageado em Las Vegas no dia 25 de outubro durante a Cerimônia de Heróis & Lendas, antes da Final Mundial que acontece entre os dias 26 a 30 de Outubro de 2011.

Propriedade de Joe Berger, Tom Teague, e Bernie Taupin, Little Yellow Jacket conquistou o título mundial de Melhor Touro da PBR em 2002, 2003 e 2004. Ele está imortalizado em uma estátua localizada em frente à sede da PBR em Pueblo, no estado do Colorado, junto com Adriano Moraes, o único tri-campeão mundial de montarias em touros.

Tom Teague, um próspero empresário da Carolina do Norte, acabou comprando o touro e cuidou dele durante os seus últimos anos, também se lembra de estar encantado com as performances de Little Yellow Jacket. “Eles o colocavam no brete e quando ele saia, derrubava o competidor, e era como se ele estivesse dizendo: ‘Eu sabia que podia te derrubar”, disse Teague. “Mas, se um competidor conseguisse montá-lo, era melhor ele olhar a sua volta, porque Little Yellow Jacket tentaria o pegar.”

Little Yellow Jacket, em 2003, derrubou o Bi-Campeão Mundial Chris Shivers em menos de 2 segundos, durante uma transmissão ao vivo, do canal NBC, em uma etapa da PBR em Colorado Springs, Colorado. O tropeiro recebeu 50 mil dólares, não deixando Shivers receber 1 milhão de dólares.

Embora Shivers tenha caído do touro naquele momento, o lendário cowboy vê o duelo como uma grande promoção para montaria em touro profissional. “Isso foi provavelmente um dos maiores momentos da história da PBR, e eu estou feliz porque que eu estava envolvido nisso”, disse Shivers.

Little Yellow Jacket competiu na PBR entre 1999 e 2005. Ele derrubou 84,4% dos competidores, e em um tempo médio de 2,66 segundos. Os 14 peões que pararam nele tiveram uma pontuação média de 93 pontos.

Michael Gaffney, Campeão Mundial de 1997, parou em Little Yellow Jacket e obteve 96,5 pontos em Nampa, Idaho, no ano de 2004, igualando o recorde de maior pontuação da PBR.

“Ele era o touro”, disse Gaffney. “Ele tinha a atitude, o coração e tudo mais.”

Little Yellow Jacket também impõe respeito sobre Ty Murray, 7 vezes campeão do rodeio completo e um co-fundador da PBR. Murray obteve 90,5 pontos em 1999, na Final Mundial da PBR em Las Vegas – se tornando o primeiro competidor a parar neste animal na temporada da PBR.

“Ele era um novilho que eu não tinha a menor idéia a seu respeito,” disse Murray. “E quando eu desci dele, eu disse a Cody Lambert,”Wow! Este touro é um bom négocio! ”

A primeira exibição de Little Yellow Jacket na PBR foi em 1999 quando ele derrubou Eddie Fisher em um evento da temporada regular em Billings. Sua última apresentação foi durante a Final Mundial em 2004, quando ele desclassificou Gerado Venegas na rodada final. Little Yellow Jacket também esteve presente no segundo round da Finail Mundial de 1999, e ajudou Cody Whitney obter 94,75 pontos.

Cody Lambert, diretor da PBR, disse que ficou impressionado com a longevidade de Little Yellow Jacket. Lambert disse que o touro ajudaria aos competidores obter notas acima dos 90, mesmo ficando mais velho.

“Ele é o maior touro que a PBR já viu”, disse Lambert. “Ele ganhou três títulos mundiais, e nenhum outro touro conseguiu isso.”

Por Keith Ryan Cartwright

Traduzido por BullRiding.com.br

Compartilhe.

Sobre o autor

MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.