Infelizmente para o resto dos principais candidatos ao título, Guilherme Marchi está suando.
Ele não está suando o fato de que ele está 1,536.25 pontos atrás de Silvano Alves, com apenas um evento da temporada 2012 da Built Ford Series restantando antes a Final Mundial.
Ele está fisicamente suando.
De acordo com Marchi, isto é quando o competidor de 30 anos está em sua melhor forma.
“Isso faz minha adrenalina subir”, disse Marchi, que explicou que quando ele está suando profusamente, no final de um evento, significa que ele está respirando melhor, e isso significa que ele está ficando os 8 segundos.
Em Filadélfia, ele terminou em segundo lugar atrás de Austin Meier, mas ele parou em 4 de 4 touros e ficou pela quarta vez entre o Top 10 nos últimos seis eventos, dos quais três foram no Top 5. Ele venceu duas semanas atrás, em Tampa, na Flórida
Ele está parou em oito dos seus últimos 10 touros.
“Eu não estou me sentindo 100 por cento ainda”, disse Marchi, “mas é ótimo. Parei em todos os meus quatro touros neste fim de semana e eu estou voltando, passo a passo.”
Nos últimos três eventos, Marchi, JB Mauney e Meier venceram, em um esforço para manter-se na disputa pelo título mundial de 2012.
Marchi ganhou em Tampa, seguido por Mauney, que venceu em Greensboro, Carolina do Norte, depois Meier venceu o final de semana passado, na Filadélfia.
Assim como Marchi, Meier terminou por três vezes entre o Top 5 após o retorno da pausa de verão. Mauney teve duas, mas também teve esteve quatro vezes entre o Top 10 desde o intervalo.
Meier está 2.147 pontos atrás de Alves e Mauney, que venceu quatro etapas, permanece 2,167.25 pontos atrás de Silvano, com 6.600 pontos ainda disponíveis na última etapa.
“Eu vou tentar ganhar o máximo de pontos que eu puder antes da final”, disse Meier. “Eu sei que se eu fizer a minha parte, então não importa se eles fazem parte deles ou não.”
Embora os Top 20 do ranking tenham chances matemáticas de vencer, oito deles teriam que marcar mais pontos na reta final do que eles têm em toda a temporada. Fora do Top 12 só o Top 6 têm chances reais de alcançar não só Alves, mas também Valdiron de Oliveira e LJ Jenkins.
Mesmo assim, disse Meier, os 3 primeiros teriam de deixar de ganhar pontos.
“Se eles tropeçarem, então há uma chance”, disse ele.
Tudo irá se voltar para a Final Mundial, onde 5.500 pontos estarão em jogo. Todos os três candidatos fora do top 3 tiveram experiências boas e ruins, em Las Vegas.
Marchi conquistou o título em 2008, mas teve um desempenho desastroso na final do ano seguinte. Mauney paraou em 8 dos oito touros que montou em 2009, mas terminou em segundo atrás de Kody Lostroh. Meier terminou em segundo atrás de Renato Nunes em 2010.
“Eu sinto que eu sei como me comportar nessas situações melhor do que eu fiz no passado”, disse Meier, que indicou que ele está mentalmente e estrategicamente mais forte do que em qualquer ponto de seu passado. “Estou chegando ao ponto onde eu sinto que é a minha vez de acelerar e tentar obter uma fivela de ouro.
“Eu aprendi assistindo outros caras ganhar e de ver como lidei em minhas próprias situações.”
Por Keith Ryan Cartwright