A Professional Bull Riders anunciou que os seguintes competidores foram promovidos para a Built Ford Tough Series: Chad Besplug, Aaron Roy, Agnaldo Cardozo, Lachlan Richardson e Billy Robinson. Os cinco foram incluídos aos TOP 35 por causa de sua classificação na Touring Pro Division, com base no dinheiro ganho.
Cardozo estará retornando à BFTS pela primeira vez desde 2008. Em seu primeiro evento na divisão principal da PBR em Grand Rapids, Michigan, em 2007, ele parou em todos os três touros e venceu o evento. Ele participou de mais dois eventos da temporada 2007 e também participou da Final Mundial. Ele competiu em cinco eventos em 2008 e terminou em oitavo no Ty Murray Invitational em Albuquerque, Novo México.
Besplug lidera a corrida ao título de Revelação do Ano com US$154,118.83, incluindo 100 mil dólares que ganhou no Calgary Stampede, no Canadá. Richardson esta na quarta posição do Rookie com US$74.400, incluindo quase 39 mil dólares quando ganhou a Mohegan Sun Invitational em Uncasville, Connecticut, que foi seu primeiro evento da BFTS em Abril.
Alguns competidores tem exceções devido à lesão, são eles: Pete Farley (5 eventos), David Kennedy (2 eventos), Markus Mariluch (2 eventos) Chance Roberts (3 eventos), Pistol Robinson (4 eventos), Nathan Schaper (3 eventos), Tyler Thomson (5 eventos) e McKennon Wimberly (5 eventos).
A BFTS estará de volta em ação, entre 31 de agosto e 01 de setembro na cidade de Thackerville, Oklahoma, para a WinStar World Casino Invitational. É o segundo ano consecutivo em que a PBR vai competir em uma arena ao ar livre. Em 2011, o evento de Thackerville tornou-se o primeiro evento da BFTS a céu aberto desde 2005 em Laughlin, Nevada.
Por Jack Carnefix
Traduzido por Gustavo Carvalho