Éder Júnior brilha na primeira noite de Barretos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Ao ficar os oito segundos em cima do touro Baleado e conquistar a melhor nota da primeira noite (veja vídeo), o peão Éder Júnior dos Santos, de 32 anos, mostrou que nem todos os competidores têm o mesmo sonho, o de ser campeão na Festa do Peão de Barretos.

Deficiente auditivo desde os 7 anos, após contrair caxumba, o competidor de São José do Rio Preto, com auxílio da esposa Adriana Borges, contou aoGLOBOESPORTE.COM que o seu maior sonho não é conquistar o título de melhor peão do mundo, mas, sim, ouvir o filho Felipe, de quatro anos, dizer a frase “papai, eu te amo”.

– É claro que Barretos é o maior rodeio do mundo, tem os melhores competidores. Mas o maior sonho dele é ouvir o filho dizer papai eu te amo – comentou Adriana, que se comunica com o marido por meio de sinais e leitura labial há 7 anos, quando se conheceram e se apaixonaram.

No início do relacionamento, a ideia de montaria em touros não era bem-vinda. Adriana tinha medo, principalmente nos dias seguintes às lesões mais graves que ele sofrera: maxilar quebrado e oito pinos no ombro. Porém, a paixão pelo esporte falou mais alto e a vontade de Éder Júnior prevaleceu.

– Sempre tive muito medo. O meu sogro sempre disse que ele gostava de montar, e eu tive de aceitar aos poucos. Foi difícil, mas hoje eu participo e ajudo ele quando posso. Vou no brete e passo a informação dos tropeiros sobre o movimento dos touros. Não tem jeito. É o que ele gosta de fazer – disse Adriana, que não vê empecilhos no fato de ele ter deficiência auditiva. O único problema, teoricamente, seria ouvir a campainha dos oito segundos, já que ele perdeu 100% da audição.

Apesar de não saber exatamente quando terminam os oito segundos, os 14 anos de experiência facilitam a vida de Éder Júnior, que sabe quando cumpriu a sua missão.

– Às vezes ele faz graça e fica mais tempo, mas existem outras formas de avisá-lo também. Os salva-vidas sabem da deficiência dele, e combinam de passar em frente ao touro – comentou Adriana, que espera ajudá-lo a realizar o sonho de ouvir o filho.

– Existe uma chance de ele voltar a ouvir. Existe o implante coclear. Levei ele para São Paulo, em 2010, ele é candidato a fazer. É um chip que implanta no cérebro. Só que essa cirurgia custa aproximadamente R$ 200 mil. Estamos lutando para tentar conseguir essa cirurgia – disse Adriana.

Éder Júnior, que lidera o ranking da montaria em touros com 90 pontos, volta à Arena de Barretos nesta sexta-feira para tentar somar o máximo de pontos, e conquistar uma vaga na grande final do rodeio internacional.

Além da montaria, o papai Éder Júnior ficará na torcida pelo filho Felipe, que vai participar da montaria em carneiro, também em Barretos.

Por Cleber Akamine

Fonte: GloboEsporte.com

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.