Pelo décimo sexto ano seguido, a PBR – Professional Bull Riders, estará levando uma etapa da Built Ford Tough Series para Albuquerque, no ginásio da Universidade do Novo México, o famoso The Pit, neste final de semana para a Ty Murray Invitational, apresentado por Sandia Resort & Casino.
O nona campeão mundial e co-fundador da PBR, Ty Murray, hospeda o evento. A BFTS irá apresentar os 35 melhores competidores do mundo, competindo contras os melhores touros do planeta.
Mais de 25.000 pessoas compareceram ao The Pit em 2011 para assistir aos nativos do estado do Novo México, L.J. Jenkins da cidade de Texico, e Ryan McConnel de Farmington, terminarem o evento em primeiro e segundo. Jenkins, que está atualmente classificado em 10ª no ranking mundial, liderou o evento do início ao fim e venceu vários rounds. Foi a segunda vez que ele ganhou o evento, a primeira foi em 2008.
Jenkins e McConnel estarão competindo neste fim de semana, juntamente com o Campeão Mundial Silvano Alves, que ganhou os últimos dois eventos da BFTS, e ocupa o quarto lugar no ranking mundial, e o atual nº1 do mundo, J.B. Mauney, que também tem dois eventos ganhos este ano.
Competindo por mais de 140.000 dólares em prêmios, cada um dos melhores 35 competidores do mundo irão montar na sexta, sábado e no domingo. Na sequência do Round 3, no domingo, os cowboys com as 10 maiores pontuações do evento, irão competir no Round Final, onde eles vão competir com um último. O grande vencedor do evento será o competidor com maior pontuação combinada de todas as rodadas.
Albuquerque também irá sediar o segundo PBR 15/15 Bucking Battle, que tem TOP 15 cowboys do mundo competindo contra os 15 touros com as notas mais altas. Esta rodada especial, que tem uma premiação adicional de 21.000 dólares, irá acontecer imediatamente após o round 2, no sábado. A PBR 15/15 Bucking Battle substitui o usual primeiro short-go dos eventos de três dias. Os pontos e dinheiro ganho na PBR 15/15 Bucking Battle não contam como resultado do evento, mas eles são válidos para a classificação mundial.
Silvano Alves ganhou os dois últimos eventos da temporada e mais de 200 mil dólares nas últimas duas semanas. Ele ganhou 42.973 dólares no último fim de semana com o primeiro lugar em Glendale, Arizona e US$162.733 com o título de Last Cowboy Standing em Detroit. Alves em 2012 já está com US$253.199, elevando seus ganhos na carreira para mais de 2 milhões de dólares. Ele também é o único competidor a vencer o Campeonato Mundial da PBR, no ano seguinte em que venceu o título de Rookie of The Year.
A etapa em Albuquerque terá seis Campeões Mundiais, incluindo o touro campeão de 2011, Bushwacker. Os últimos quatro Campeões do mundo, Alves (2011), Renato Nunes (2010), Kody Lostroh (2009) e Guilherme Marchi (2008), também estão programados para competir.
Vai ser a última aparição do bi campeão mundial da PBR, Chris Shivers, no Novo México, que anunciou em Fevereiro que ele iria se aposentar no final desta temporada.
Albuquerque é a décima segunda de 28 paradas na temporada 2012 da BFTS, que começou no Madison Square Garden em Nova Iorque. A temporada terminará entre os dias 24 e 28 de outubro em Las Vegas com a PBR World Finals, onde o campeão mundial da PBR será coroado e premiado com um bônus de 1 milhão de dólares. O evento de montarias em touros mais rico do mundo, a Final Mundial tem uma premiação total de mais de 2 milhões de dólares.
Por Jack Carnefix
Tradução de Gustavo Carvalho