ARLINGTON, Texas – O atual Rookie of the Year, Joao Ricardo Vieira foi coroado como o Dr Pepper Iron Cowboy V, na noite de sábado, 01 de março, na presença de mais de 37 mil pessoas, o segundo maior público da PBR, no AT&T Stadium.
Após avançar 3 rounds para conseguir chegar até o duelo final, e vencer o evento, Vieira duelou com o touro bi campeão do mundo, Bushwacker no bônus, que valia 1 milhão de dólares. O trabalho de Bushwacker foi rápido, derrubando o brasileiro com 2,17 segundos, acabando com a chance de João faturar 1 milhão. Ele pode não ter feito história, mas recebeu um cheque de 50 mil dólares e o direito de ser chamado Iron Cowboy.
Tão excitante quanto ao momento que antecedeu desafio de Bushwacker, foi a marcha do atual revelação, o americano Gage Gay, que chegou até a batalha final com João Ricardo. Gage Gay foi o único competidor a parar em 2 touros, e foi ele quem conseguiu a maior nota do evento, ao obter 90,5 pontos no touro Jack Daniel’s Tennessee Honey. Ele ainda tirou da competição os campeões mundiais de 2013 JB Mauney, 2008, Guilherme Marchi e de 2004, Mike Lee. O competidor de apenas 19 anos é um dos mais queridos pelos fãs atualmente, e terminou o evento com a segunda posição, e 25 mil dólares em premiação.
Guilherme Marchi, está agora, apenas uma parada de alcançar o feito único na história da PBR de parar em 500 animais. Depois de montar Redneck por 8 segundos e obter 87,5 pontos, Marchi tem 499 paradas em sua carreira. É bem provável que ele atinja essa marca, no próximo evento, em Phoenix, no Arizona.
Stone Sober e Bushwacker empataram na disputa de melhor touro, com 46,75 pontos.
No próximo final de semana, a PBR BFTS viaja para o oeste, indo até Phoenix no US Airways Centerm, para a Bass Pro Shops Chute Out.
Arlington foi a nona de 27 etapas na temporada 2014 da Built Ford Tough Series. A temporada será concluída em Las Vegas, entre 22 e 26 de Outubro de 2014. O Campeão mundial da PBR recebe a tão almejada fivela, além de um bônus de 1 milhão de dólares, e uma pickup Ford, do patrocinador principal da PBR nos Estados Unidos.