Touros e competidores disputam Divisão de Acesso durante etapa de Ibitinga

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

IBITINGA (SP) – De 3 a 6 de dezembro, a cidade de Ibitinga, no interior paulista, será palco das disputas da Divisão de Acesso, torneio organizado pela PBR (Professional Bull Riders), com o objetivo de colaborar com o crescimento do esporte de montaria em touros. Esta é a primeira vez que o município recebe uma etapa com a marca PBR.

Com a realização deste torneio, promotores de eventos têm a oportunidade de entrar no rol das arenas com importantes campeonatos e colaborar para o crescimento do esporte de montaria em touros, modalidade que tem aberto oportunidade para investidores e empresas fortalecerem sua marca.

A Divisão de Acesso é responsável por revelar atletas que estão em início de carreira, abrindo caminhos para que eles cheguem ao campeonato principal. “Estar hoje entre os 35 competidores que disputam o Monster Energy PBR é o grande salto na carreira dos atletas, pelas altas premiações e chances de disputar o Mundial”, explica Adriano Moraes, diretor de Competições da PBR no Brasil.

Para compreender a dimensão desse esporte radical, das 21 finais mundiais, oito foram conquistadas por brasileiros (três de Adriano Moraes em 1994, 2001 e 2006), Ednei Caminhas (2002), Guilherme Marchi (2008), Renato Nunes (2010) e Silvano Alves (2011, 2012 e 2014). Os brasileiros despontam ainda como os favoritos do esporte, estando sempre entre as posições de liderança.

Além dos atletas, a Divisão de Acesso também permite aos donos das companhias fazer parte do campeonato principal. “Temos rígidas regras com relação ao manejo dos touros que, para nós, são atletas”, diz Adriano. Na PBR, há seriedade e responsabilidade no cumprimento das leis envolvendo esportes com animais.

Manejo dos animais

A PBR (Professional Bull Riders) é inteiramente comprometida quanto a assegurar a saúde, a segurança e o respeito de cada animal que entra em suas arenas. Negligenciar um animal seria um dano ao esporte, do qual depende a própria subsistência do competidor e de seus associados. Em cada disputa entre touros e competidores, ocorre uma vistoria pelos profissionais da PBR. Os veterinários examinam as condições de saúde do animal e podem desclassificá-lo caso identifiquem o mínimo sintoma possível fora dos padrões estabelecidos.

A PBR – Professional Bull Riders

Criada em 1992 nos Estados Unidos, a PBR (Professional Bull Riders) é a principal liga de montaria em touros em todo o mundo, com campeonatos realizados ainda no Brasil, Canadá, México, Nova Zelândia, Austrália e China.  O maior campeonato desta modalidade é o mundial da categoria, cuja final é realizada em Las Vegas, reunindo atletas de todos os países onde há torneios da PBR.

No Brasil, a liga está presente desde 2006 promovendo o maior campeonato da modalidade em arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro de grandes festas do peão e rodeios, já que este esporte está inserido dentro da cultura sertaneja em nosso país.

O Monster Energy PBR é o torneio oficial em terras brasileiras. Ele vale pontos para o ranking do mundial da categoria.

A PBR EM NÚMEROS

US$ 15 milhões 

É o valor das premiações em torneios realizados em todo o mundo

1000

Competidores registrados dos países onde há PBR

US$ 1 milhão

É o valor da premiação para o campeão mundial

Por Jorge Cardoso

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.