segunda-feira, outubro 21

Sonho de menino: paranaenses disputam título do rodeio de Barretos

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

BARRETOS, São Paulo – A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos mexe com os sonhos dos fãs e profissionais de rodeio. No fundo dos bretes, o sonho não é diferente e dois jovens talentos paranaenses chegam a Barretos nesta quinta-feira (24) na disputa do título do Barretos International Rodeo. Leandro Henrique Machado e Eric Henrique Domingos serão os dois únicos representantes do estado do Paraná na montaria em touros, principal competição na arena de Barretos e que irá premiar o campeão com até 125 mil reais.

Os dois competidores estarão em Barretos classificados através do ranking da Ekip Rozeta e além do título o maior rodeio da América Latina, concorrem também ao título da Final Nacional de Rodeio, competição que reunirá os 22 melhores competidores dos principais campeonatos do Brasil e que disputam uma espécie de unificação de títulos, onde será coroado o “campeão dos campeões” pela Confederação Nacional de Rodeio (CNAR). Uma vitória para um dos dois, representaria o quinto título para o Paraná na montaria em touros em Barretos e quebraria um jejum sem vitórias que já permanece desde 2008.

Atualmente em terceiro lugar no ranking da Ekip Rozeta, esta será a primeira vez de Eric Henrique na arena de Barretos. O competidor natural de Pérola, completou 18 anos de idade em maio e não esconde a satisfação de realizar seu grande sonho tão cedo.“Barretos é o sonho para qualquer competidor. Poder estar lá já é uma vitória pra mim, lutei muito por isto este ano,” revelou o competidor que começou montando em bezerros aos 10 anos de idade e desde os 15 se profissionalizou e desafia touros de quase uma tonelada nas arenas brasileiras.

Caçula entre todos os classificados para a Final Nacional de Rodeio, Domingos também pode entrar para a história do rodeio de Barretos em caso de vitória, se tornando o mais jovem atleta a conquistar o título na arena mais famosa do Brasil. Porém, ele não deixa que a ânsia pelo título tome seu foco e lembra que o caminho para a consagração em Barretos inclui ficar oito segundos no lombo de cinco touros, incluindo alguns dos mais temidos do Brasil. “Estou confiante, mas tenho que pensar em um touro de cada vez. Quero voltar de lá realizado, sabendo que dei o meu melhor em cada montaria,” completou.

Enquanto ele vive a expectativa de sua estreia em Barretos, seu conterrâneo Leandro Henrique Machado fará seu retorno a arena que o consagrou no ano passado. Em 2016, com apenas 19 anos de idade, ele fez sua estreia em Barretos e ainda desconhecido do grande público trilhou um caminho de sucesso, conquistando a segunda colocação na competição, entre os melhores competidores do Brasil. “Foi uma grande experiência na minha vida, muita coisa mudou desde lá e este ano chego ainda mais focado e montando melhor que a um ano atrás,” declarou ele.

Natural de Nova Esperança, o competidor ocupa a segunda posição no ranking da Ekip Rozeta e vive o que considera o melhor momento de sua carreira. “Tem sido uma temporada excelente. Chego a Barretos como o segundo melhor dentro de um dos campeonatos mais difíceis e disputados, isso me mostra o quanto estou em uma fase boa. Agora é manter o foco e ir pra cima,” finalizou Machado, acrescentando que apesar de ter percorrido um caminho que quase o levou a vitória em 2016, este ano é uma nova história, tudo começa do zero.

OBJETIVO, FOCO E CONQUISTAS

Há pouco menos de dois meses quando apareceu pela primeira vez entre os cinco melhores do ranking da Ekip Rozeta, Eric Henrique Domingos não escondeu que seus olhos estavam voltados para o rodeio de Barretos. O objetivo, traçado logo no início do ano quando decidiu se dedicar inteiramente ao campeonato, foi percorrido passo a passo e na reta final para a definição das três vagas, mesmo com uma disputa acirradíssima entre os competidores, ele se manteve focado e frio como sempre.

Em seu retrospecto, ele trás como trunfo a regularidade, tendo pontuado em 10 das 17 etapas que participou. “É um campeonato longo, acirrado e você precisa pontuar toda semana, senão vai ficando pra trás,” definiu o competidor. Seu aproveitamento é de 67,30%, tendo obtido nota em 35 dos 52 touros que desafiou, conquistando duas vitórias e terminando sete vezes entre os 10 melhores classificados nas etapas.

Para Leandro Henrique Machado, o lugar dentro do Top 10 do ranking veio em maio, após uma sequencia de grandes resultados. Desde então, ele só subiu de posição e praticamente assegurou a vaga há duas semanas, quando conquistou sua primeira vitória dentro do campeonato e se manteve na segunda colocação no ranking parcial. Com um retrospecto de 67,24% de aproveitamento, o competidor montou em 58 touros e obteve êxito em 39 deles, incluindo os nove últimos.

“Nas etapas da Ekip Rozeta sempre estão os melhores touros do Brasil, além dos principais competidores. É muito complicado se manter no top 5, não pode perder o foco nenhum momento,” declarou Leandro Henrique, que assim como Domingos já percorreu mais de 20 mil quilômetros este ano, disputando etapas em cinco estados diferentes. Além do título nacional ao fim da temporada, ele disputa também a fivela de melhor estreante do ano, uma das mais cobiçadas entre os competidores.

ATLETAS PRODÍGIOS

Em 2015, Leandro Henrique Machado e Eric Henrique Domingos foram apresentados ao publico paranaense, dando início a carreira nos grandes rodeios do estado. Na época, apesar da pouca idade, ambos foram apontados como as duas principais revelações do Paraná na montaria em touros e a aposta nos próximos anos para os dois jovens talentos foi grande. E como comprovado atualmente, acertada.

Ainda naquele ano, os dois brilharam nas etapas do RNP – Rodeio Nacional Profissional, principal campeonato do estado, que deu grande impulso em suas carreiras. Em 2016, Eric Henrique foi o grande campeão do RNP, em uma disputa que durou até a última montaria com o próprio Leandro Henrique, que terminou como vice-campeão. Os dois também fizeram parte da primeira turma do projeto Paraná Rodeio Team, que revela jovens talentos da montaria em touros.

Como meta futura, ambos tem as competições nos Estados Unidos como objetivo, mas por enquanto querem adquirir mais experiência no Brasil, já que é apenas este ano que enfrentam de fato uma temporada inteira nos grandes rodeios do Brasil.

Fonte: Agência PrimeComm

Foto: Divulgação

Quer ficar por dentro das novidades do mundo das montarias em touros? Curta já nossa página no Facebook clicando no botão abaixo.

*LEANDRO HENRIQUE MACHADO e ERIC HENRIQUE DOMINGOS fazem parte da PrimeComm Sports, agência que representa e gerencia a imagem os dois atletas em um inédito projeto, onde eles são atualmente dois dos únicos competidores da montaria em touros no Brasil a ter sua imagem gerenciada profissionalmente

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta