RNP

RNP realizará novo formato de competição durante a Expoingá 2016

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

MARINGÁ, Paraná – Buscando sempre inovar e deixar o rodeio atraente para o público, o Rodeio Nacional Profissional irá realizar entre os dias 13 e 15 de maio na arena coberta do parque de exposições de Maringá-PR, o RNP No Limite.

O formato, além de tornar a competição ágil e empolgante para o público, deve acirrar ainda mais a disputa entre os competidores, que buscarão premiações diárias montando os principais touros do estado do Paraná na atualidade.

Nas noites de sexta-feira e sábado, ao invés dos habituais rounds classificatórios, serão realizadas competições em forma de uma etapa. “A cada noite, os competidores terão a chance de ganhar premiação, fivela e pontos para ranking como uma etapa de quatro dias,” explicou Alexandre Bolfer, diretor do RNP.

Serão 20 competidores em cada etapa (noite), onde cada um terá direito de montar em um animal. Logo na sequencia, os 10 melhores voltam para a final da noite, onde montam em mais um touro. Os cinco melhores na somatória das duas montarias se classificam para a Super Final no domingo, além de dividirem proporcionalmente a premiação do dia.

No domingo, cada atleta classificado monta novamente em mais um touro, de onde será definido o Super Campeão da Expoingá 2016, através da somatória de notas. Um dos grandes atrativos para os atletas neste novo formato é a premiação. “Neste formato o Super Campeão terá a possibilidade de ganhar até 80% a mais do que a premiação paga ao campeão do ano passado,” acrescentou o diretor do RNP.

Outro incentivo aos competidores será a pontuação extra para o ranking. Como cada noite será uma etapa, os 10 melhores da noite receberão pontos conforme a sua colocação, assim o melhor atleta de cada noite levará para o ranking os 500 pontos disponível para os campeões, o segundo melhor 350 pontos e assim por diante, até o décimo colocado que recebe 150 pontos.

Na Super Final, estes bônus serão dobrados e o Super Campeão receberá mais 1000 pontos para o ranking. Desta forma, mesmo sendo um evento onde os atletas farão três montarias no máximo, cada um terá a possibilidade de somar até 1000 pontos a mais do que a vitória em uma etapa normal lhe daria.

Tradicionalmente, a Expoingá não realiza shows musicais nos dias do rodeio, deixando a arena exclusivamente para as competições e este é um dos grandes desafios, revela o diretor do RNP. “Maringá é a terceira maior cidade do estado e para que o público venha até a arena somente para assistir o rodeio durante três noites, na realidade atual do nosso esporte, é preciso que ele se sinta atraído de alguma forma.”

Para ele, a principal vantagem deste formato que será colocado em prática é em relação a forma como o público vai ver e se interessar pela competição, pois serão poucas montarias a cada noite, com horário marcado para começar e acabar. Desta forma, o rodeio não se torna enjoativo e cansativo ao público.

Bolfer completa dizendo que em um rodeio normal com 40, 50 montarias, dificilmente o público vai ter o mesmo interesse na última montaria da noite, igual teve na primeira.  E já no RNP No Limite, devido a decisão que haverá a cada noite, as últimas montarias serão as que mais despertarão interesse do público, pois todos querem saber quem será o campeão da noite.

“Faremos 20 montarias em cerca de 30 minutos e depois teremos os 10 melhores atletas montando 10 touros de final, que normalmente só se encontrariam em sequencia no domingo. Em uma hora de competição o público vai poder viver a emoção que viveria em três dias. E quando você dá algo bom ao público, garante que ele voltará no dia seguinte,” finalizou o diretor.

O formato inovador teve aceitação e adesão majoritária entre os atletas que já estavam confirmados para o evento. Assim que o formato foi apresentado, os competidores demonstraram empolgação, tanto com a possibilidade de uma premiação maior, quanto com a adrenalina de viver uma final a cada noite. Empenhados, os atletas do RNP estão comprometidos em proporcionar um bom espetáculo ao público e estão cientes que a melhoria no esporte depende também deles.

Fonte – Agência PrimeComm

Fotos: Rodolfo Lesse

Quer ficar por dentro das novidades do mundo das montarias em touros? Curta já nossa página no Facebook clicando no botão abaixo.

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.