Dener Barbosa está se encontrando nos EUA

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

PUEBLO, Colorado – Adriano Moraes entende que o bicampeão mundial Justin McBride e o atual líder do Rookie of the Year Dener Barbosa tem dos estilos de montar completamente distintos, mas o tricampeão foi rápido em apontar que Dener tem o mesmo tipo de equilíbrio que Justin.

“Dener usa o equilíbrio melhor do que qualquer um que eu conheço” disse Adriano Moraes, no ano passado, durante a Final Mundial da PBR. “Ele equilibra como Justin. Justin usa força, mas muito equilíbrio e tem o tempo certo. Mesmo que eles tenham dois estilos totalmente diferentes, Justin tem um tempo perfeito e Dener também tem um tempo perfeito.”

O equilibrio e o tempo que o Dener tem, foi a maior razão para Adriano estar confiante que Dener estaria montando na Built Ford Tough Series em 2017.

Com 5 eventos da BFTS concluidos, Dener está superando uma lesão no ombro direito, bem como uma lesão no cotovelo esquerdo, e garantindo sua vaga na BFTS.

O campeão da PBR Brasil em 2016 chega a Kansas City neste final de semana ocupando a 10ª posição do ranking mundial.

Dener é o competidor melhor classificado daqueles que não começaram o ano dentro do Top 35 e é um dos maiores vencedores após o primeiro corte da divisão principal da PBR.

Ele parou em 6 dos 11 touros que montou, atualmente com 54,55% de paradas e tem acumulado um segundo e um oitavo lugar.

“Eu estou me sentindo bem e muito confiante no momento”, disse Dener com a ajuda do Guilherme Marchi traduzindo. “Quanto mais touros eu monto, melhor a minha técnica vai ficando, (especialmente) quando eles vem na minha contramão. Eu estou me sentindo feliz e mais confiante.”

McBride, que estará na transmissão da CBS neste final de semana, viu o crescimento de Dener neste ano. Ele concorda com Adriano Moraes sobre o equilíbrio mas está preocupado com a lesão no ombro de Dener.

Foi algo que ele realmente notou durante a apresentação de Dener no touro Swashbuckler, durante o round final em Sacramento, que ele marcou 86,25 pontos.

“Nosso estilo de montar é muito diferente, mas ele tem um equilíbrio muito bom”, disse McBride. “O touro que ele montou na final, ele não fez absolutamente nada com a mão livre. Seu ombro pareceu tão uniforme pra mim. Eu não achava que ele conseguiria vencer aquele touro. Ele tem um equilíbrio muito bom. Ele não luta com isso. Se um touro é muito forte, ele não luta contra isso e tenta voltar no touro. Ele mesmo deixa que o touro o coloque no lugar. Eu acho ele muito bom.”

Dener está criando o hábito esta temporada, de não mover a mão livre algumas vezes, o que tem feito ele cair dos touros mais difíceis na PBR.

“No que diz respeito à corrida pelo título mundial, porém, ele vai ter que chegar com o braço mais do que ele está chegando agora” acrescenta McBride. “Ele é muito bom e muito competitivo neste nível, mas para chegar ao próximo passo e chegar com Jess, JB e Pacheco, ele precisará disso.”

Dener terá um dos seus maiores testes no próximo sábado contra Seven Dust (20 saídas e uma parada na BFTS), durante a realização do 15/15 Bucking Battle. O touro já derrubou 2 competidores nesta temporada. O último foi Nathan Schafer com 2,91 segundos na final em Oklahoma City.

“No momento, nós ainda não vimos o Dener Barbosa”, disse Adriano Moraes. “Dener está lesionado. Quando ele está bem, esse garoto é incrível”.

Barbosa lesionou novamente o ombro direito, que já havia feito uma cirurgia, em Junho do ano passado, quando caiu no chão depois de marcar 90,5 ponto no touro WhatsApp. Dener tinha 19 anos quando fez a cirurgia, disse que no exame raio-x que ele fez aqui no Brasil, não mostrou problemas estruturais.

“Os médicos disseram que não afetou a cirurgia, mas parece estar um pouco solto.” Denner disse em janeiro. “Eu não sinto confiante em levar o braço até em cima e abrir a mão livre, então por isso eu monto mais apertado.”

Dener ainda disse que está gostando de morar e competir nos Estados Unidos. Está sendo uma experiência de aprendizado, mas ele tem prosperado com a ajuda de Marchi e Marco Eguchi.

O competidor espera que sua esposa Flávia, e seu filho João Vitor estejam com ele nos Estados Unidos.

“Eu amo estar aqui, é o sonho da minha carreira competir na PBR. Estou muito confortável. Com todos os competidores aqui é outra vida. Você treina mais e se dedica mais, você pensa mais em montarias em touros e se prepara mais na academia.”

“O sinto falta apenas de uma coisa, minha familia. Eu tenho um filho de 3 anos de idade, e minha esposa. Depois do break de verão, eu irei ao Brasil e tentarei treze-los de volta comigo”.

Dener é o atual lider do rookie of the year e está 277,5 pontos a frente de Koal Livingston. No campeonato mundial ele está 1230 pontos atrás do líder Jess Lockwood.

Lockwood e o rookie de 2015 Kaique Pacheco, quase conseguiram ser o primeiro revelação a ganhar o campeonato mundial no mesmo ano.

“Esse é o meu sonho, ser campeão mundial”, concluiu Dener. “Eu quero ter apenas um bom ano, não me lesionar, eu irei trabalhar pra isso e ver o que acontece.

Por Justin Felisko | Foto: Andy Watson

Quer ficar por dentro das novidades do mundo das montarias em touros? Curta já nossa página no Facebook clicando no botão abaixo.

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.