Bem-estar animal e respeito com competidores garantem alto nível dos rodeios da FAICI

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

INDAIATUBA, São Paulo – A FAICI (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba) receberá competições nacionais de rodeio entre os dias 5 e 14 de agosto, em Indaiatuba (SP). Uma das principais características do rodeio da FAICI é o compromisso com o bem-estar dos animais e respeito aos competidores. “Temos muito cuidado e responsabilidade com tudo o que fazemos. A FAICI tem veterinários responsáveis e reconhecimento de associações nacionais”, considerou José Marques Barbosa, presidente da FAICI.

A preocupação da organização do evento vai desde o cumprimento da legislação sanitária, passando pela estrutura física do evento, conforto dos animais, responsabilidade sócio ambiental e reconhecimento dos atletas. De acordo com César Fabiano Vilela, médico veterinário da FAICI, a estrutura física é um fator de grande importância para evitar o estresse dos animais de rodeio e garantir conforto a eles. “A FAICI faz questão de contratar o que há de melhor no mercado. Uma boa estrutura garante a integridade física dos animais. Os equinos e bovinos não ficam no recinto da festa, mas acomodados em local próximo. O espaço em que ficam é devidamente dividido, para que cada um possa ocupar seu espaço, uma vez que a principal característica desses animais é a vivência em comunidades próprias. Os cavalos, por exemplo, possuem baias individuais, que são de nível olímpico”, ressaltou Vilela.

Outra novidade é que a FAICI estabeleceu uma parceria com o curso de Medicina Veterinária da Faculdade Max Planck. “Os alunos passam por um período de estágio, para atividades de acompanhamento com aprendizado em manejo, controle sanitário, carga, descarga e nutrição dos animais. Tudo isso é muito importante para elevar o conhecimento dos alunos e temos visto a preocupação deles em acabar com a obsoleta ideia de que os animais são maltratados em rodeios. Aqui eles conferem in loco como é o cuidado e o preparo dos animais de competição”, explicou o veterinário.

Tamanha dedicação da organização da FAICI gerou o reconhecimento da Associação Brasileira dos Criadores de Touros de Rodeio (ABTR), que exige o cumprimento de normas técnicas, como equipamentos que serão utilizados na performance do animal, enfatizando as instalações, alimentação e transporte, visando às boas práticas zootécnicas e sanitárias. “A ABTR zela pelas qualidades técnicas e esportivas do rodeio. É bastante satisfatório tê-los conosco, agrega muito valor à FAICI”, afirmou Barbosa.

Além dos cuidados com os animais, é necessário o cuidado com os atletas. Assim se faz presente na FAICI a Associação de Campeões de Rodeio (ACR), que assegura aos competidores em touro condições ideais de trabalho e garante o mais completo bem-estar dos animais de pulo. A ACR trará para competir em Indaiatuba um dos maiores campeões de montaria do Brasil, Edvaldo Ferreira, primeiro bicampeão do Brahma Super Bull PBR (2011-2012).

Quer ficar por dentro das novidades do mundo das montarias em touros? Curta já nossa página no Facebook clicando no botão abaixo.

Compartilhe.

Sobre o autor

Fundador do BullRiding, designer gráfico e jornalista, apaixonado por rodeio e principalmente as montarias em touros. Desde os primeiros passos, já frequentava as principais festas de peão do Brasil. MTB: 69.959/SP - contato@bullriding.com.br

Deixe uma resposta

Você não pode copiar o conteúdo desta página.